Conselhos

Dimensão Missioanária de Igreja

Existem diversos conselhos empenhados neste trabalho, para que impelidos pelo Espírito Santo a missão aconteça. São Eles:

COMINA – ( Conselho missionário nacional )
COMIRE – ( Conselho Missionário Regional )
COMIDI – ( Conselho Missionário Diocesano )
COMIPA – ( Conselho Missionário Paroquial )


Conselhos Missionários

COMINA – ( Conselho missionário nacional ): É um organismo da CNBB, responsável por articulação das forças missionárias existentes na Igreja do Brasil. Ele é constituído pela dimensão missionária.

COMIRE – ( Conselho Missionário Regional ): É  um organismo da CNBB, formados por representantes da dimensão missionária regional e pelos coordenadores de COMIDI´s. Ele deve ser expressão da missionariedade da Igreja em seu âmbito regional.

COMIDI – ( Conselho Missionário Diocesano ): Deve ser contemporaneamente “ espaço e instrumento “ privilegiado da consciência e do empenho missionário da Igreja local diocesana. Como “ instrumento “, a fim de que a diocese viva intensamente o seu ser Igreja-Missão, traduzindo-o na pratica no compromisso especifico do anuncio do Evangelho a todos os povos e culturas e da cooperação com as Igrejas espalhadas pelo mundo inteiro. Como “ espaço” o COMIDI é chamado a experimentar, antes de tudo, em si mesmo essa realidade e depois testemunha-la. Uma das principais tarefas do COMIDI é cultivar a espiritualidade missionária, para que contagie a diocese, a começar pelos COMIPAS.

COMIPA – ( Conselho Missionário Paroquial ): Na paróquia é a memória e o animador da consciência missionária. O COMIPA é o estimulo permanente, a fim de que a paróquia viva seu compromisso com o primeiro anuncio aos não-cristaos como dimensão essencial da vida do cristão na Igreja.