Matérias

Papa explica missão do comunicador católico


Bento XVI encontra-se com os participantes do Congresso sobre a Imprensa Católica, que reuniu comunicadores de 85 países


Bento XVI recebeu em audiência os participantes do Congresso sobre a Imprensa Católica na Sala Clementina, no Palácio Apostólico Vaticano. No total, mais de 200 comunicadores católicos de 85 países encontraram-se com o Pontífice.

"A vossa missão, queridos comunicadores da imprensa católica, é a de ajudar o homem contemporâneo a orientar-se para Cristo, único Salvador, e a manter acesa no mundo a chama da esperança, para viver dignamente o hoje e construir adequadamente o futuro", explicou o Papa.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7. O evento foi promovido pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e começou na segunda-feira, 4.

Acesse
.: Discurso do Papa no Congresso sobre Imprensa Católica

O Santo Padre convidou os comunicadores a renovar a escolha pessoal por Cristo, "buscando aqueles recursos espirituais que a mentalidade mundana subvaloriza, embora sejam preciosos, na verdade, indispensáveis".

O Bispo de Roma falou sobre as profundas transformações interiores pelas quais os meios de comunicação têm passado, especialmente a questão do desenvolvimento de sempre novas tecnologias e o risco de noticiar fatos apenas para provocar o espetáculo, e não profundas reflexões.

"A busca da verdade deve ser perseguida pelos jornalistas católicos com mente e coração apaixonados, mas também com o profissionalismo de comunicadores competentes e dotados de meios adequados e eficazes. Isso se torna ainda mais importante no atual momento histórico, que exige da própria figura do jornalista, enquanto mediador dos fluxos de informação, mudanças profundas", afirmou.

Nesse contexto, a imprensa católica seria chamada a expressar suas potencialidades e dar as razões de sua missão de seguir a estrada mestra da verdade.

"A Igreja dispõe de um elemento facilitador, considerando que a fé cristã tem em comum com a comunicação uma estrutura fundamental: o fato que o meio e a mensagem  coincidem; de fato, o Filho de Deus, o verbo encarnado, é, ao mesmo tempo, mensagem de salvação e meio através do qual a salvação se realiza".

Por fim, Bento XVI alertou que o desafio comunicativo exige um grande compromisso por parte da Igreja.

"Os cristãos não podem ignorar a crise de fé que afeta a sociedade, ou simplesmente confiar que o patrimônio de valores transmitidos ao longo dos séculos passados possa continuar a inspirar e plasmar o futuro da família humana. A ideia de viver 'como se Deus não existisse' mostrou-se deletéria: o mundo tem necessidade, mais do que tudo, de viver 'como se Deus existisse', ainda que não tenha a força de acreditar, sob a pena de que isso produza somente um 'humanismo desumano'".

Leonardo Meira
Da Redação

Fonte Canção Nova
Montagem sobre fotos / pccs.it
MATERIAS

Grupo Missionário João Paulo II no COMIDI.

O Grupo Missionário João Paulo II, da paróquia Santa Rita de Cássia de Batatais-SP, se orgulha de a partir de agora fazer parte do COMIDI ( Conselho Missionário Diocesano ).

O GMJPII teve seu primeiro contato com o COMIDI em meados do mês de julho quando os missionários Marlon Luis e Rodrigo Barcelos representaram a nossa Diocese no 3º Encontro da Juventude Missionária (Região Sul 1) na cidade de Guarulhos.

No sábado dia 11/09/10 o GMJPII participou de uma das reuniões do COMIDI, Marlon e Barcelos representam o Grupo na reunião, reunião que aconteceu no centro catequético de Ribeirão Preto.

“Participamos de reunião com muito entusiasmo e alegria, para nós do GMJPII é mais um passo para nossa missão, e foi plantada uma semente que dará muito frutos, nossos primeiros trabalhos serão a criação de um Blog e uma logo marca do COMIDI, e estaremos levando um pouco do COMIDI no DNJ (Dia Nacional da Juventude) desse ano da nossa diocese”, disse o Missionário Marlon entusiasmado.

Presentes na reunião estavam alem os Missionários do GMJPII:
Pe. Ilson Vicente Olimpio, reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa de Jardinópolis.
Irma Ortolan, paróquia São Lourenço de Pontal.
Tereza de Jesus, paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário, Ribeirão Preto.
Maria Margarida, paróquia Nossa Senhora do Jubileu, Ribeirão Preto.



 Brasil: Campanha Missionária lança Novena em DVD




Anualmente
, para animar o mês das Missões, as Pontifícias Obras Missionárias elaboram subsídios, como o Cartaz da Campanha Missionária a mensagem do Papa, santinhos com a Oração Missionária, folhetos informativos, textos para as celebrações e o Envelope para a coleta. A novidade em 2010 é a Novena Missionária em DVD, uma produção da Verbo Filme. O DVD contém nove breves documentários com temas relacionados à missão, para serem utilizados na novena missionária em todas as comunidades da Igreja no Brasil, durante o mês de outubro. Cada filme dura, em média, 7 minutos e os nove temas abordados estão em sintonia com o conteúdo do respectivo dia da novena.



Após a exibição do filme, as pessoas são convidadas a partilhar os sentimentos e as impressões daquilo que viram. O objetivo é ajudar a Igreja do Brasil a rezar com o coração e o olhar voltados para a missão além-fronteiras, Ad Gentes. Nesse sentido, os temas da Novena são:



1° DIA: Uma Novena Missionária;
2° DIA: Missão nas grandes cidades;
3° DIA: Missão nas periferias;
4° DIA: Missão em contexto de fome e guerra;
5° DIA: Missão e religiosidade popular;
6° DIA: Missão com migrantes;
7° DIA: Missão na Amazônia;
8° DIA: Missão e partilha de bens;
9° DIA: Missão e comunhão eclesial.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade o tema da Campanha Missionária 2010 é "Missão e Partilha". A Coleta feita no Brasil no Dia Mundial das Missões, no 4º domingo de outubro é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária para financiar projetos de evangelização em diversas frentes.

Os subsídios da Campanha, juntamente com o DVD e o Envelope para a Coleta já foram enviados a todas as dioceses do Brasil e podem ser retirados na Cúria da sua diocese.

O Cartaz da Campanha Missionária de 2010

A Campanha Missionária, promovida e coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias, propõe para este ano de 2010 o tema Missão e Partilha, e, como lema, Ouvi o Clamor do Meu Povo (cf. Ex 3,7b).


O tema Missão e Partilha remete à Campanha da Fraternidade deste ano, a qual todo ano buscamos resgatar, com enfoque e dimensão missionária. O lema Ouvi o Clamor do Meu Povo recorda o Êxodo do povo de Israel, e os muitos "êxodos" dos povos atuais.


Também nos remete ao tema da migração, mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo.


O cartaz traz um fundo verde, sinal de esperança. A Missão alimenta, fortalece nossa fé, esperança e caridade, mantém-nos no caminho da fidelidade a Deus e à humanidade, Povo de Deus (LG 2).
 A água remete ao valor e a dignidade da vida como elemento vital para o planeta, onde vive e está inserida a humanidade. Aqui, especificamente, remete-nos à realidade amazônica, com sua rica biodiversidade. Lembramos que a última semana do outubro, dedicada à Amazônia, vem inserida no contesto do Mês das Missões.


O barco faz alusão à figura bíblica da Igreja Peregrina que "navega" pelos mares da história da humanidade. Nela se destaca a figura de Jesus Cristo. É Ele quem dá segurança: "Não tenham medo... Avancem para águas mais profundas!" (cf. Mt 4,18). Ao mesmo tempo aponta para o horizonte amplo e universal da Missão, que é o mundo, a humanidade. A Missão não tem fronteiras!


Destaca-se ainda a figura dos índios, etnias vivas e presentes na realidade amazônica, do Brasil e de outros países. Povos que nos acolheram, abrindo-se à Boa-Nova do Evangelho, e que precisam ser respeitados e valorizados, como portadores de valores evangélicos já presentes, quais "sementes do Verbo Encarnado" que estabeleceu morada definitiva junto à humanidade e que, portanto, chegou lá muito antes que o missionário. Contudo, este poderá, sim, ajudar no processo de explicitação da Verdade e Pessoa de Jesus Cristo, como nosso Senhor e Salvador, já atuante e presente na história salvífica da humanidade.






Fonte:  Imprensa Missionária - Pe. Jaime Patias - Padre Daniel Lagni, diretor Nacional das POM do Brasil.
Local: Brasil  

.